terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Composição nutricional do feijão

O feijão é uma importante fonte de nutrientes. Podemos encontrar nele proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras.

As vitaminas que compõe o feijão são a Tiamina, Riboflavina, Niacina e Folacina. E os minerais existentes no feijão são potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio.Em uma porção de 170 gramas de feijão cozido fornece de 10% a 12% das necessidades diárias de piridoxina, 25% das de tiamina, 30% das de ácido fólico e 10% das de niacina e riboflavina. Já a porcentagem dos minerais para essa quantidade ingerida é de 10% das necessidades diárias de cálcio e de zinco, 20% das de potássio e cobre, 20% a 25% das de fósforo, magnésio e manganês e 29% e 55% das de ferro para mulheres e homens, respectivamente.


Apesar do feijão ser uma rica fonte protéica, existe uma certa desvantagem quanto a esta leguminosa. Isso porque quando consumido isoladamente, o nosso organismo não consegue digerir todas as proteínas oferecidas pelo feijão. Porém quando consumido com outro cereal, por exemplo o arroz, o nosso organismo consegue fazer a digestão de todas elas. Tanto que um prato de arroz com feijão tem quase a mesma quantidade de proteína de um pedaço de carne de origem animal.

A fibra que é consumida do feijão ajuda a reduzir o risco de algumas doenças como cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e outras. Além disso contribui para o aumento do bolo fecal, um melhor funcionamento do intestino e diminuição do tempo do trânsito intestinal.

Composição do feijão (em 100 g)
Calorias
337 kcal
22%
Glicídios
60,8%
4,3%
Lipídeos
1,6%
Cinzas
3,6%
86 mg
247 mg
7,6 mg
Retinol (Vitamina A)
2 mg
0,54 mg
0,19 mg

3 comentários:

  1. li na parte de informação nutricional do feijão preto Máximo, que em 50 g de feijão cru tem 1,1 g de gorduras totais,0,4 g de gordura saturada, 0,5 g de gordura polinsaturadas, não sabia que o feijão tinha gorduras em seus grãos! aliás nem aqui vcs postaram isso !!

    ResponderExcluir
  2. Quando se fala em lipideos está-se a falar de gorduras..

    ResponderExcluir
  3. bem eu somei 2g de gordura / 50 g de feijao da 4% entao eu pergunto cade os outros 2.1% que vc diz meko

    ResponderExcluir