quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ESTRESSE OU TENSÃO EMOCIONAL:

Apesar de não haver provas definitivas, alguns estudos médicos defendem a tese de uma associação entre determinados fatores de estresse e a hipertensão, o que provocaria o agravamento desta. Nem sempre é possível viver sem o estresse; ele faz parte de nossa vida: no trabalho, em casa e mesmo em nossos relacionamentos diários. Essa pressão acumulada leva ao estresse. Mas como é quase impossível eliminá-lo de nossa vida, que tal tentar reduzir e conviver com ele?

 Tente definir o que o deixa tenso, em casa ou no trabalho.

 Procure planejar suas atividades e compromissos, evitando acúmulos.

Não desperdice sua energia com coisas impossíveis. Viva dentro da realidade; tente fazer aquilo que possa ser concretizado.

 Quando estiver no meio de um aborrecimento, pergunte a si mesmo: “que importância isso terá em minha vida dentro de 5 anos?”. Se não tiver grande importância, esqueça.

 Sinta-se no direito de dar suas opiniões, dizer não e até desagradar a outros em certas ocasiões. Saiba que você não tem obrigação de ser agradável em todos os momentos.

Quando alguém o provocar, diga para si mesmo “essa pessoa quer me ver aborrecido, mas não vou permitir, eu tenho controle sobre minha reação”.

Sempre é bom não cometer erros, mas é humano errar; aceite.

 Em momento de tensão respire fundo pelo nariz, contando até 5 e expire pela boca, contando até 10; repita três vezes. Solte os ombros para aliviar a tensão na nuca e caminhe um pouco. Movimentar-se ajuda a aliviar a tensão emocional e física.

 Mantenha uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas. Substitua o café, chá preto, chá mate, Coca-Cola e bebidas alcoólicas por sucos naturais ou chá de frutas, flores, erva-cidreira, camomila, hortelã etc. O estresse acaba com os nutrientes do organismo, que devem ser repostos.

Aprenda alguma técnica de relaxamento (ioga, meditação ou afins), mas faça algo para relaxar diariamente pelo menos por 15 minutos.

Um comentário: