terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESTIMULANDO HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS



INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordou a importância de promover a saúde através da educação e da construção de ambientes saudáveis, que favoreçam o desenvolvimento escolar.
Cada criança tem uma maneira particular de aprender e de assimilar o mundo, e essa singularidade deve ser respeitada. Muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida e uma alimentação saudável durante a infância é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento e prevenir uma série de problemas de saúde ligados à alimentação. Estudos comprovam que as crianças não estão dotadas de uma capacidade inata para escolher alimentos em função do seu valor nutricional, pelo contrário, os seus hábitos alimentares são aprendidos através da experiência, da observação e da educação.
O papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é portanto inqüestionável. A variedade na alimentação é a principal forma de garantir a satisfação de todas as necessidades do organismo e de evitar o excesso de ingestão de eventuais substâncias com riscos para a saúde, por vezes presentes em alguns alimentos.
A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom dsenvolvimento, físico, psíquico e social das crianças.
Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, devemos promover um ambiente saudável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo que promovemos a saúde(Ministério da Saúde,1999).

METODOLOGIA

Afim de incentivar Hábitos alimentares Saudáveis através da conscientização do valor nutricional que existe agregado as frutas, verduras e hortaliças, associados ao seu consumo regular foi realizada uma oficina com os alunos da 3° série de uma escola. Para o preparo de sanduíches foram utilizados cremes de espinafre, cenoura e beterraba e para o suco laranja e cenoura. Durante a realização da oficina os alunos receberam folders, contendo as receitas e também discutiam-se questões relacionadas ao valor nutricional dos alimentos. Foram realizadas na própria sala de aula, totalizando 28 participantes. Após a oficina, todos os participantes degustaram as preparações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observou-se grande participação dos alunos. Ao se questionar a opinião dos participantes em relação às preparações realizadas na oficina de lanches naturais, observou-se unanimidade entre ''gostei'' e ''gostei muito''. Sendo que nenhum participante relatou não ter gostado das preparações.
Esse resultado sugere que a estratégia de preparações criativas e coloridas produz resultados positivos em relação à aceitação dos alimentos.
É possível que somente o fornecimento de receitas e informações sobre as propriedades nutritivas de frutas e hortaliças não produza os resultados esperados, ou seja, disposição dos pais em preparar as receitas e acesso à esses alimentos.

CONCLUSÃO

Pode-se observar aprovação dos alunos durante a degustação, uma vez que alguns apresentaram certo receio em relação aos ingredientes utilizados.
Cabe ressaltar que a formação dos hábitos alimentares acontece na infância, e além disso deve ser praticado pela sociedade em geral, independente do nível sócio-econômico.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

GOULART, Rita. Avaliação de um programa de aproveitamento de alimentos. Jul/agosto/set/2006, n° 46


Nenhum comentário:

Postar um comentário